terça-feira, 25 de março de 2008

Esperantistas católicos organizam congresso

Entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro acontece o Congresso da IKUE, sigla que em português significa União Internacional Católico-esperantista. As atividades terão lugar na cidade italiana de Rimini, na região do Mar Adriático. O tema do evento será Verbum Domini: a palavra de Deus, fundamentado pela política do “falar e orar”, estabelecida pelo Papa Paulo VI. Outras informações no endereço www.esperokatolika.org/kongreso2008

UEA apóia Congresso de Jornalistas Esperantistas

A Associação Universal de Esperanto apoiará oficialmente o Congresso Internacional de Jornalistas Esperantistas. O evento acontecerá na cidade de Vilnius, capital da Lituânia, entre os dias 26 e 30 de maio. Fontes ligadas à Associação Lituana de Esperanto informaram, entretanto, que o apoio será apenas de ordem moral. Ainda assim, o movimento esperantista local ficou satisfeito com a iniciativa.

Maljuna

Kvinjara Karlo venas hejmen sanga kaj kun vundo sur brako.
La patrino demandas:- Kie vi estis? Kial vi estas vundita?
- Tadeo ĵetis ŝtonojn al mi.
- Nu, en tia kazo vi devis voki min, - diris la patrino.
- Vin? Vi ja ne trafas eĉ muron de nia kabano, - respondas la filo.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Vi pravas!

- Mi venis de la dekstra flanko, kaj do havis pasrajton, - protestas gvidisto, kiu ĵus havis aŭtomobilan akcidenton.
- Eble, - respondas grandegulo, posedanto de la alia aŭto, - sed mi, kvankam veninta de maldekstre, havas taŭgan pistolon!
- Do, mi estas certa, ke vi tute pravas!

Obei???

- Panjo, vi jam havas kelkajn grizajn harojn, - diris la etulo.
- La gepatroj griziĝas, - respondis la patrino, - se la filoj ne obeas.
- Nun mi bone komprenas, kial la avino tute griziĝis.

Ŝerco

La instruistino, donas lecionon pri religio:
- Nu, infanoj, mi ĵus klarigis al vi ĉiujn plezurojn de Paradizo. Levu manon, se vi ŝatus iri tien.Ĉiuj infanoj levas la dekstran manon... krom Kruketo. Instruistino demandas lin:
- Sed Kruketo, kial vi ne volas iri al Paradizo? Kruketo ploreme respondas:
- Mi ŝatus, sinjorino. Sed la panjo diris, ke mi devas iri rekte hejmen post la lecionoj!

domingo, 2 de março de 2008

UEA É INDICADA AO NOBEL

A Associação Universal de Esperanto (Universala Esperanto-Asocio) foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. A proposta em favor da entidade, que representa o movimento esperantista internacional, foi enviada à capital norueguesa pelas deputadas suíças Gisèle Ory e Francine John Calame, que dias depois foram convidadas para uma conferência patrocinada pela Sociedade Suíça de Esperanto. Um dos fatores que mais contribuiu para a indicação da UEA é que o idioma iniciado por Lázaro Luiz Zamenhof, além de preservar a língua de cada país, favorece a aproximação e o entendimento dos povos.
A Notícia foi divulgada pelo portal esperantista “Libera Folio” (Folha Livre), cujo endereço é www.liberafolio.org
O Espírita Mineiro (Jan/Fev/2008)

Esperanto na Ucrânia

ESPERANTO NA UCRÂNIA

O Ministério da Educação da Ucrânia pode tornar o Esperanto disciplina obrigatória no país. A notícia foi divulgada há poucas semanas pelo jornal inglês “The Times”.
Na reportagem, intitulada “Língua, mente e natureza”, os jornalistas Rhidri Lewis e William Sutton falam sobre a força que o ideal da Língua Internacional Neutra tem no continente europeu, fato ainda subestimado pelos ingleses. A intenção do ministério ucraniano – segundo destaca a matéria – é tornar o país o centro da Europa após a adoção do Esperanto.
Ao falar da iniciativa, a reportagem também toca no problema hoje enfrentado pelos ingleses, que vêem seu idioma se fracionar em vários dialetos, o que representa uma ameaça à língua. O Esperanto é apresentado como um meio de se preservar o inglês, como os demais idiomas nacionais.
O Espírita Mineiro (Jan/Fev/2008)